sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Física



Tivemos uma aula de como funciona a força centrípeda, fizemos experimentos no qual seu nome foi dado como Mentirômetro onde tínhamos uma garrafa de água, uma tampa de uma caneta e a criatividade para trabalhar com experimentos.
Um colega de classe participou do experimento onde o professor fazia uma pergunta e o mentirômetro dizia se era verdade ou mentira, o professor apertava a garrafa fazendo com que o aluno acreditasse que o Mentirômetro realmente funcionava, depois foi explicado que ao apertar a garrafa o ar fazia com que a tampa da caneta descesse.
Vimos também uma experiência com pregos na qual foi explicado dividirmos o nosso peso igualmente não vamos sentir a atração dos pregos no nosso corpo.
Outra experiência também muito interessante foi a da eletricidade, onde foi utilizado um " Gerador de Van Graaff" é uma máquina eletrostática que foi inventada pelo engenheiro estado-unidense descendente de holandeses, Robert Jemison van de Graaff por volta de 1929. A máquina foi logo empregada em física nuclear para produzir as tensões muito elevadas necessárias em aceleradores de partículas.
Versões pequenas do gerador são freqüentemente vistas em demonstrações sobre eletricidade, produzindo o efeito de arrepiar os cabelos de quem tocar na cúpula, isolado da terra, pois o cabelo fica eletrizado com cargas da mesma polaridade, que conseqüentemente se repelem.
O gerador básico com excitação por atrito é composto por uma correia de material isolante, dois roletes, uma cúpula de descarga, um motor, duas escovas ou pentes metálicos e uma coluna de apoio. Os materiais mais usados para coluna são o acrílico ou o PVC. Os roletes são de materiais diferentes, ao menos um deles isolante (como Teflon e alumínio), para que se eletrizem de forma diferente devido ao atrito de rolamento com a correia. O motor gira os roletes, que ficam eletrizados e atraem cargas opostas para a superfície externa da correia através das escovas. A correia transporta essas cargas entre a terra e a cúpula. A cúpula faz com que a carga elétrica, que se localiza no exterior dela, não gere campo elétrico sobre o rolete superior; Assim cargas continuem a ser extraidas da correia como se estivessem indo para terra, e tensões muito altas são facilmente alcançadas.

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